Sobre

O Atom é um software criado em parceria com o Conselho Internacional de Arquivos - CIA, para incentivar as instituições arquivísticas e não arquivísticas (com serviços de arquivos) a adotarem as normas internacionais. Todos os códigos do aplicativo são abertos, sob a licença GNU Affero General Public License (A-GPL 3.0),o que permite ao administrador a liberdade de estudar, modificar, melhorar e distribuí-lo e sua documentação é liberada sob a Creative Commons Share-alike. Por ser “estruturado” nas normas internacionais, todos os campos de descrição estão de acordo com as normas internacionais: ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDF e ISDIAH (elaboradas pelo CIA), e pode ser usado para descrever os documentos de uma única instituição, ou de uma rede (portal), com fundos diversos, estabelecendo uma espécie de multi-repositório, seguindo também os princípios da descrição multinível.

O aplicativo conta com uma comunidade pública de usuários, em que todos podem compartilhar suas experiências para melhorar o aplicativo, ou seja, sempre que alguém faz uma contribuição, toda a comunidade é beneficiada. Com relação ao idioma, o software possui interface de tradução embutida, e as traduções feitas podem ser salvas e compartilhadas entre os demais usuários.

Por possuir os formatos de importação e exportação em EAD , EAC-CPF , CSV e SKOS, o atom permite o intercâmbio entre instituições, e permite o usuário o reconhecimento de padrões de descrição, ou seja, independente da língua ou País é possível identificar determinadas informações; por exemplo o campo título, independente do fundo, ou da instituição a apresentação do campo título (ISAD (G) 3.1.2), se dará sempre da mesma forma. No âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o AtoM é destinado a descrição de documentos de guarda permanente, independente do suporte em que estejam.