Acervo Minas Justiça

Com vistas a possibilitar e facilitar a preservação e o acesso aos documentos de guarda permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, a Superintendência da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, disponibiliza por meio da Plataforma Acervo Minas Justiça - AMJ a descrição dos documentos de guarda permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

A plataforma é destinada a descrição de quaisquer documentos arquivísticos da instituição, independente do suporte ou formato (analógicos e digitais). A plataforma reúne a descrição dos documentos custodiados pela Coordenação de Arquivo Permanente - COARPE, e pelo Museu do Judiciário Mineiro - MEJUD, datados de diversos períodos que marcaram a história do povo mineiro. Reúne também, a descrição dos processos judiciais digitais recolhidos à guarda permanente, custodiados pela Gerência de Arquivo e Gestão Documental da Secretaria do Tribunal de Justiça e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes - GEDOC.

O AMJ utiliza o software Access to Memory - AtoM (Acesso à Memória em livre tradução) para a descrição dos documentos. O AtoM é um software para a descrição arquivística, de código aberto, originalmente encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos, (CIA) e contempla as normas internacionais de descrição arquivística. Seu propósito é proporcionar a disponibilização de acervos arquivísticos online, por meio da descrição arquivística padronizada.
Dúvidas e ou sugestões podem ser enviadas ao e-mail: gedoc@tjmg.jus.br