Comarca de Alvinópolis

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Comarca de Alvinópolis

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

0023

área de descrição

Datas de existência

01/04/1892

Histórico

A comarca de Alvinópolis foi criada em 1891 pela lei provincial n° 11 de 13 de novembro de 1891, sendo sediada pela Vila de Alvinópolis, antiga freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, e, atualmente, abrangendo os municípios de Alvinópolis, Dom Silvério e Sem Peixe.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

O povoamento de Alvinópolis deu-se no começo do século XVIII quando o sertanista Paulo Moreira da Silva encontrou ouro no rio Gualaxo do Norte. Dessa forma, motivado pela possibilidade de encontrar riquezas minerais iniciou a busca por terras férteis na região a fim de se estabelecer. No decorrer do assentamento de novas famílias colonizadoras foi criado o arraial de Paulo Moreira, cuja economia voltou-se às práticas agrícolas para o abastecimento da região mineradora da Bacia do Rio Doce, movimento muito recorrente em povoados que outrora tinham a mineração como fonte de renda. Desde a sua fundação, o arraial esteve subordinado em suas múltiplas esferas de jurisdição (religiosa, administrativa e judicial) à Comarca de Vila Rica (com sede em Ouro Preto).

Em 1745 foi erguida a capela de Nossa Senhora do Rosário, a pedido do fundador do arraial, sendo curada por provisão de 20 de julho de 1745 e elevada a paróquia pelo Decreto de 14 de julho de 1832. No mesmo ano, o arraial passou a ser a freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, ganhando mais força no âmbito administrativo. Neste período estava vinculada à Comarca de Ouro Preto, pouco tempo depois, em 1841, ganhou a condição de distrito.

No final do século XIX, Paulo Moreira passou pelo processo de desenvolvimento administrativo e econômico devido a instalação da indústria têxtil. De modo que no começo do regime republicano, com o crescimento da freguesia e de sua importância para a região, foi elevada à categoria de vila pelo Decreto n° 365, de 5 de fevereiro de 1891. Concomitantemente o nome da vila foi alterado para Alvinópolis - fato recorrente após a instauração da República (1889), em que nomes de santos e personalidades cristãs foram suprimidos - em homenagem a Cesário Alvim, ex-governador de Minas Gerais.

Por meio da Lei nº 11, de 13 de novembro de 1891, é criada a comarca de Alvinópolis com sede na vila de mesmo nome e que seria elevada à categoria de cidade em 1892, pela Lei n° 23, de 24 de Maio. Um fato interessante a observar é que a mesma lei elevou à categoria de cidade todas as vilas que eram sedes de comarcas, demonstrando o fortalecimento da justiça durante a Primeira República.

No começo do século XX, esta Comarca passou por consideráveis mudanças. Conforme a Lei n° 375, de 19 de setembro de 1903, a Comarca de Alvinópolis foi suprimida, sendo integrada à de Santa Bárbara. Essa situação durou pouco tempo, uma vez que a partir da Lei n° 663, de 18 de Setembro de 1915, foi restabelecida a Comarca de Alvinópolis. Entretanto, tal situação mudaria novamente com a Lei nº 879, de 24 de janeiro de 1925, transferindo o termo para a Comarca de Ponte Nova. É com o Decreto nº 8.905, de 15 de dezembro de 1928, que ocorreu a instalação da Comarca de Alvinópolis.

Em decorrência da Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, que extinguiu os termos, passando a divisão administrativa e judiciária do Estado a serem compostas por comarcas, municípios e distritos, na época, a Comarca de Alvinópolis exercia jurisdição sob os municípios de Alvinópolis e Dom Silvério. A partir da Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, este último município deixou de estar sob a sua jurisdição, fato que mudaria em 1970, com a Resolução de nº 46, de 29 de dezembro, retornando para a mesma Comarca. Em 1995, o município de Sem Peixe passou a ser de sua alçada, e desde então não houveram mudanças.

Para maiores informações, consultar referências bibliográficas.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Pontos de acesso de assunto

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

BR MGTJMG 0023

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Mínimo

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

ALMANAK LAEMMERT. Alvinópolis. Municípios do Estado de Minas Gerais. Rio de Janeiro: Typographia Almanak Laemmert, 1931. p. 231. http://memoria.bn.br/DocReader/313394/111451

FERREIRA, Jurandyr Pires. Alvinópolis. In: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros XXIV Volume. Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 1958. p.71-74

MARTINS, Lúcio Urbano Silva; SOARES, Rosane Vianna. Comarcas de Minas. Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2016. p. 162-164.

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados